sexta-feira, 28 de agosto de 2009

a cultura da India

A Cultura da Índia

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.
A Índia é um país de contrastes, a começar pela sua geografia e condições climáticas que apresentam as eternas neves do Himalaia de um lado, e as tórridas florestas do outro. Calor sufocante no verão e umidade excessiva no inverno. Os picos mais altos do mundo, situados na região montanhosa do norte, alimentam os grandes rios Hindus e Ganges que fertilizam a imensa planície Indu-Ganges que foi o berço da civilização indiana. A Índia é um país de contrastes, a começar pela sua geografia e condições climáticas que apresentam as eternas neves do Himalaia de um lado, e as tórridas florestas do outro. Calor sufocante no verão e umidade excessiva no inverno. Os picos mais altos do mundo, situados na região montanhosa do norte, alimentam os grandes rios Hindus e Ganges que fertilizam a imensa planície Indu-Ganges que foi o berço da civilização indiana.
A arte indiana mais antiga pertenceu à civilização do vale do rio Indo, entre 2500 e 1500 A.C, mas posteriormente ocorreu um grande intervalo até que outro grande impulso artístico se verificasse -- a arte mauryana, que floresceu principalmente no século III a.C. Açoka, o mais importante governante da dinastia Maurya, converteu-se ao budismo; assim, esta religião, ao lado do hinduísmo, foram as fontes de inspiração para grande parte da arte indiana antes da chegada do islamismo, ainda que uma terceira religião, o jainismo, também tenha tido alguma participação.



Detalhe da balaustrada de Bharhut - Índia, séc. II a.C. em arenito, representando uma Yakshint, ou espírito trípice feminino (salabhanjinka). Museu Indiano, Calcutá.























Alunos: Rafael e Luciano.

Japao

Japão! (“origem do sol – Terra do sol nascente”)

- A cultura do Japão evoluiu enormemente com o tempo, da cultura do país original Jomon para sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências da Ásia, Europa e América do Norte. Depois de várias ondas de imigração do continente e ilhas do Pacífico, os habitantes do Japão experimentaram um longo período de relativo isolamento do resto do mundo sob o Xogunato e Tokugava até a chegada dos navios negros do Meiji. Como resultado uma cultura distintivamente diferente do resto da Ásia desenvolveu-se, e resquícios disso ainda existem no Japão contemporâneo.
No último século, a cultura japonesa foi também influenciada pela Europa e pela América, apesar das influencias o Japão gerou um complexo único de artes; técnicas arte sanam espetáculo... Além de uma culinária única, o Japão é moderno.
- O Japão tem um sistema político democrático e pluripartidário. O Estado Japonês atualmente é uma monarquia parlamentarista. O cidadão adulto tem direito ao voto é a concorrer nas eleições nacionais e locais. Há seis grandes partidos políticos. O mais forte deles, o Partido Liberal Democrata, está no poder desde 1995.
- A população do Japão é de 127,4 milhões. Sua área é de aproximadamente 372,819 Km², sua moeda é o iene, as datas nacionais são 11 de fevereiro (fundação do país) e 23 de dezembro (aniversário do Imperador).
- A economia no Japão não está das melhores. A taxa de desemprego está elevando-se por conta do alto do petróleo e do crise nos EUA. O setor automotivo; que é um dos pulmões da economia japonesa pisou no freio de mãos e diminuiu a produção.
A economia do Japão é a 2ª maior do mundo (a maior é a economia dos Estados Unidos). As principais atividades econômicas do Japão circulam entre as ilhas Hokkaido, (Hoshu) Honshu, Shikoku e Kiushu. Para encurtar a distância entre as ilhas, a engenharia japonesa construiu dois túneis e uma ponte entre Honshu e Kiushu. Entre Honshu e Shikoku duas grandes pontes também estão sendo construídas e um imenso túnel, com 54 km de extensão, liga Honshu e Hokkaida.



Alunos: Luana e Henrique.

Atividade 2.7

Atividade 2.7

Conforme o planejamento da atividade 2.5 após introduzir o tema em sala de aula, levamos os alunos para o laboratório de informática. O número de alunos que participou dessa atividade foram 20. Como foi um trabalhado interdisciplinar, duas professoras, sendo uma de Geografia e a outra de Arte orientou os alunos.

No primeiro momento os alunos ficaram bastante eufóricos e entusiasmados. Quando demos as primeiras orientações alguns reclamaram, mas acabaram se envolvendo na atividade, que conforme plano anterior consistia em pesquisar sobre a Arte ou Cultura, aspectos econômicos ou sociais ou políticos de um País Asiático que eles escolhessem.

Por não haver número suficiente de computadores distribuí-se dois alunos por computador, o que acabou sendo positivo pois se socializaram na busca do aprendizado.

No decorrer da pesquisa tiramos algumas fotos e filmamos por alguns momentos. Segundo depoimento dos alunos, embora a atividade tenha sido boa, eles precisavam apenas de mais tempo.

Os resultados foram bons, além do conteúdo apreendido os alunos desenvolveram outras habilidades como novo endereço de pesquisa, como manusear e utilizar o computador e a internet para auxiliá-los nos conteúdos. Após realizar as pesquisas os alunos produziram inserindo links, o que acharam o “máximo”.

Percebemos que esse tipo de trabalho nos auxilia muito, e nos leva a compreender a necessidade de estarmos intimamente ligados a estes meios tecnológicos, que só vieram para enriquecer o trabalho pedagógico de cada educador, mas não podemos esquecer da fala do escritor Pedro Demo “Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entraram pelo bem na escola se entrarem pelo professor, ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal”. E é pensando nesta fala, que estamos buscando cada vez mais o nosso lugar ao “Solo”.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

sexta-feira, 10 de julho de 2009

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Portifolio "Encontrei um novo horizonte com o curso das TICs"

Na atividade1.1,respondi a seguinte pergunta:"Quem sou como professor e aprendiz"?
E nesta resposta tive a oportunidade de falar um pouquinho sobre minhas angustias e tambem de declarar a minha esperança sobre este curso.Pois acredito que ao termina-lo terei um instrumento a mais para desenvolver meu trabalho como educadora .
Nesta mesma unidade fazendo a atividade 2, tive a tarefa de fazer por escrito uma reflexão sobre a identidade do professor, baseando numa entrevista de Antônio Nòvoa e o texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado.E analisando esta entrevista e pensando um pouco sobre a trajetoria de um educador e até mesmo a minha caminhada, percebi que muitas vezes somos tudo, menos educadora,pois no contexto atual, onde deparamos com uma grande maioria de familias desestruturadas,a escola e o professor acaba assumindo uma função,que antes era dos pais e hoje de certa forma a sociedade acaba cobrando da escola uma postura perante estes problemas.E diante disso,o professor acaba ficando frustado por não desempenhar com eficàcia seu trabalho.
Desenvolvendo a atividade 1.3,fiz novamente uma reflexão baseado em um video,sobre "a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologia".Quanto a entrada das tecnologias nas escolas ja é percebido que elas são muito bem aceitas principalmente pelos alunos,pois antes mesmo do uso destas, nestes resintos eles ja usam em outros lugares.Mas para uma grande maioria de professores,ainda são consideradas como um "bicho que morde".E esta aversão só existe porque ainda não são preparados para manipula-las.Mas com os cursos principalmente este das TICs,muitos misterios serão desvendados,e com isso novas metodologias serão usadas para melhor aprendizagem dos alunos.
Como uma continuação da atividade anterior,fiz um levantamento das tecnologias existentes na escola onde trabalho.Fiquei feliz com a listagem, pois percebi que a escola Estadual Senador Filinto Muller de Barra do Garças,Mato Grosso,esta bastante equipada,pena que as vezes nos falta conhecimento para usa-las.Mas acredito que daqui algum tempo seremos todos capazes de trabalhar com estas novas companheiras de trabalho.
A atividade 1.5 foi um pouquinho complicado,pois necessitava de acessar o Portal do Professor e este estava sempre congestionado,mas com muita insistência acabei conseguindo, então analisei uma aula de Geografia sobre os conflitos da atualidade.E nesta tive o prazer de conhecer novas metodologias principalmente usando as tecnologias para desenvolver este tema que não é muito aceito pelos alunos devido a complexidade do mesmo.
Realização de uma pesquisa envolvendo uma experiencia de trabalho por projeto foi a atividade1.7.Esta foi facil pois descrevi um projeto do qual eu fiz parte"O cerrado".E a atividade seguinte era para divulgar a pesquisa sobre projetos.Achei maravilhoso pois tive a oportunidade de repassar para meus colegas um trabalho do qual eu fui a idealizadora.
Na unidade 2.2 e 2.2B foi uma nova etapa,porque foi tudo diferente daquilo que tinha aprendido,e olha que eu achei que já sabia demais!Foi aí, que,me pediu que navegasse aleatoriamente sobre o tema hipertexto na Wikipédia,foi então que descobri que eu ainda tinha muito para aprender,e tambem muito para ensinar.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ativdadesTICs

Pesquisando no google, descobri que no site www.edutec.net/textos/Self/hipertext.htm.Uma definição muito nítida do que è um hipertexto. Segundo o autor que fez a postagem neste site, o conceito de hipertexto de certo modo já existia há muito tempo, sem que recebesse esse nome. Tal como esta afirmação, o hipertexto já exista em muitos textos e enciclopédias sem que eu soubesse a definição do mesmo. Isto, para mim è uma descoberta recente, que só foi possível graças a este curso das TICs.
Visualmente já tinha percebido e ate mesmo lido texto com o tal de hipertexto, mas confesso que achava que eram apenas enfeites textuais que alguns autores usavam para chamar mais atenção do pesquisador-leitor.
Segundo o mesmo autor a enciclopédia è um grande exemplo de hipertexto, pois niguem lê uma, começando pela letra A até o termino que è a letra Z. Isto significa que assim como a enciclopédia um hipertexto não tem uma organização hierárquica, pré-determinada. Onde uma pessoa escolhe um determinado assunto, vai lendo e descobre que dentro daquele tema escolhido existe vários link, que te leva a descoberta que até então não havia pensado dentro daquele assunto desejado.
È uma maneira interessantíssima de pesquisa, porèm você pode se perder, com tantas informações, dando a impressão que você não sabe mais qual era o objetivo principal de sua pesquisa. E è por isso que hoje, varias pessoas passam horas e horas fazendo isso que acabei de descrever: pulando de link em link atrás de coisas que lhes interessam. Isso è um hipertexto.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

mensagem teste

Hoje,19 de junho de 2009,no curso das TICs aprendemos como è navegar aleatoriamente sobre a internet.Percebemos o quanto è bom termos liberdade para lermos o que queremos e melhor ainda quando existem hipertextos, pois a nossa pesquisa fica mais enriquecida com tantas informações.