Atividade 2.7
Conforme o planejamento da atividade 2.5 após introduzir o tema em sala de aula, levamos os alunos para o laboratório de informática. O número de alunos que participou dessa atividade foram 20. Como foi um trabalhado interdisciplinar, duas professoras, sendo uma de Geografia e a outra de Arte orientou os alunos.
No primeiro momento os alunos ficaram bastante eufóricos e entusiasmados. Quando demos as primeiras orientações alguns reclamaram, mas acabaram se envolvendo na atividade, que conforme plano anterior consistia em pesquisar sobre a Arte ou Cultura, aspectos econômicos ou sociais ou políticos de um País Asiático que eles escolhessem.
Por não haver número suficiente de computadores distribuí-se dois alunos por computador, o que acabou sendo positivo pois se socializaram na busca do aprendizado.
No decorrer da pesquisa tiramos algumas fotos e filmamos por alguns momentos. Segundo depoimento dos alunos, embora a atividade tenha sido boa, eles precisavam apenas de mais tempo.
Os resultados foram bons, além do conteúdo apreendido os alunos desenvolveram outras habilidades como novo endereço de pesquisa, como manusear e utilizar o computador e a internet para auxiliá-los nos conteúdos. Após realizar as pesquisas os alunos produziram inserindo links, o que acharam o “máximo”.
Percebemos que esse tipo de trabalho nos auxilia muito, e nos leva a compreender a necessidade de estarmos intimamente ligados a estes meios tecnológicos, que só vieram para enriquecer o trabalho pedagógico de cada educador, mas não podemos esquecer da fala do escritor Pedro Demo “Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entraram pelo bem na escola se entrarem pelo professor, ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal”. E é pensando nesta fala, que estamos buscando cada vez mais o nosso lugar ao “Solo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário