sexta-feira, 28 de agosto de 2009

a cultura da India

A Cultura da Índia

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.
A Índia é um país de contrastes, a começar pela sua geografia e condições climáticas que apresentam as eternas neves do Himalaia de um lado, e as tórridas florestas do outro. Calor sufocante no verão e umidade excessiva no inverno. Os picos mais altos do mundo, situados na região montanhosa do norte, alimentam os grandes rios Hindus e Ganges que fertilizam a imensa planície Indu-Ganges que foi o berço da civilização indiana. A Índia é um país de contrastes, a começar pela sua geografia e condições climáticas que apresentam as eternas neves do Himalaia de um lado, e as tórridas florestas do outro. Calor sufocante no verão e umidade excessiva no inverno. Os picos mais altos do mundo, situados na região montanhosa do norte, alimentam os grandes rios Hindus e Ganges que fertilizam a imensa planície Indu-Ganges que foi o berço da civilização indiana.
A arte indiana mais antiga pertenceu à civilização do vale do rio Indo, entre 2500 e 1500 A.C, mas posteriormente ocorreu um grande intervalo até que outro grande impulso artístico se verificasse -- a arte mauryana, que floresceu principalmente no século III a.C. Açoka, o mais importante governante da dinastia Maurya, converteu-se ao budismo; assim, esta religião, ao lado do hinduísmo, foram as fontes de inspiração para grande parte da arte indiana antes da chegada do islamismo, ainda que uma terceira religião, o jainismo, também tenha tido alguma participação.



Detalhe da balaustrada de Bharhut - Índia, séc. II a.C. em arenito, representando uma Yakshint, ou espírito trípice feminino (salabhanjinka). Museu Indiano, Calcutá.























Alunos: Rafael e Luciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário